segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vinho Madeira

Como havia prometido ao leitor do Jornal Mundo Lusíada,  José Pedro Baptista Gonçalves, estarei homenageando neste artigo o Vinho Madeira.

Falo de um vinho fortificado, como o Vinho do Porto, porém o processo de elaboração  diferente, podendo acrescentar aguardente vínica, durante ou após a fermentação. E quanto mais tarde este processo acontece, mais seco será o vinho. Outra etapa de produção é a estufagem, onde a bebida é colocada em barris de aço inox, em salas com temperaturas de 45º a 50ºC, por um período de três meses. Este método reproduz os efeitos das antigas viagens marítimas, que o vinho ficava em tonéis e sofria com o balanço do mar e as temperaturas altas, e que relatam que o vinho chegava melhor do que quando embarcava.
 Com uma região privilegiada, de solo rico de materiais vulcânecos e compostos calcários e clima bem definido, resultando em desenvolvimento de diferentes espécies de viníferas. Uma Ilha belíssima, que petence a Portugal e está localiza a 40 km da costa de Marrocos, no Norte da África. Muita utilizada estratégicamente por Portugal nos séculos XV e XVI. Porém a maior influência na vitivinícola segundo a história foi a passagem dos gregos pela Ilha.

Um vinho marcado pela literatura de Skakespeare, na peça Henrique IV, onde o personagem Falsataff é acusado de vender a alma em troca de um cálice de Vinho Madeira: “que acordo fizeste tu com o diabo, que lhe vendeste a alma na passada Sexta-Feira Santa por um cálice de madeira e uma coxa fria de capão?”, nesta citada peça podemos ver a influência do vinho na Inglaterra.

Outra grande presença e talvez a de maior repercussão foi o fato do dia 4 de Julho de 1776, onde o vinho foi escolhidos pelos patricarcas da Carta da Independência dos Estados Unidos da América, para brindar este momento histórico, onde treze colônias se juntaram para afastar os ingleses e seus cobradores de impostos de seus país.

Um vinho de sabor marcante levando em cada cálice o sabor de histórias e conquistas, o que faz seu sabor mais único do que nunca.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CAMPANHA PARA O EVENTO – CRIANÇA NA COZINHA


Estamos precisando de doações para realizar uma festa com o tema “Crianças na Cozinha”, que será realizada para 170 crianças de classe baixa, que residem pós balsa, em São Bernardo do Campo. Este evento acontecerá no dia 19 de Novembro, onde profissionais ligados a cozinha como: chefs e alunos estaram estimulando estas crianças a uma nova descoberta de sabores, cores e aromas.
Certos que poderemos contar com a sua colaboração, segue a lista de itens que precisamos:

Salsichas
Molho tomate
Tomate
Cebola
Alho
Óleo
Farinha de trigo
Mussarela
Presunto
Ervilha
Milho
Cenoura
Fermento pó
Fermento biológico fresco
Leite
Chantilly
Confeito de bolo
Milho para pipica
Açúcar cristal
Sardinha
Maionese
Ketchup
Mostarda
Pão forma
Pão de francês
Pão de cachorro quente
Peito de frango com osso
Requeijão em bisnaga
Maionese
Refrigerante
Suco em pó (já adoçado)
Sorvete (palito)
Guardanapo
Copo descartável

Obrigada pela atenção
Bete Carneiro
Consultora Gastronômica (11) 2598-6678 / (11) 7756-4116 / ID Nextel: 100*72715

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crianças, alegria em nossas vidas


Estamos iniciando um mês que comemoramos em um dia duas grandes festas. A primeira é a comemoração a Nossa Senhora Aparecida, uma imagem tão simples, encontrada por pescadores, mostrou para o nosso país sua grandeza, tornar-se a Padroeira do Brasil.
A outra comemoração é o dia das crianças, o qual eu interpreto esta comemoração junto com o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a mãe de todas as mães, a mais protetora e aclamada para proteger as crianças, que são a alegria e esperança de prosperidade e continuidade de nossas histórias, costumes e fé.
Hoje em especial falo sobre alimentação saudável. Uma vez que estamos a todo momento sendo bombardeados com informações de doenças na infância em: diabetes, pressão alta, obesidade causadas por alimentação errada.
Sei que a vida é corrida e que a maioria das mães trabalham fora. Isso faz com que a alimentação das crianças se tornem mais industrializadas do que caseiras. E mais fácil comprar sucos em pó, do que fazer uma limonada ou laranjada. Comprar bolachas doces, do que fazer um bolo de cenoura ou chocolate, pois além da falta de tempo, tem também a louça suja depois. Mais quando fazemos um bolo com as crianças, temos neste momento uma oportunidade de escutar seus medos e conquistadas, e aproximar as ideias de gerações diferentes.
Hoje em algumas escolas estão incluindo na pré escola, aulas de culinárias. Ensinando horta em vasos, mostrando que legumes, frutas e verduras podem ser saborosos só precisa saber como prepará-los e aprensentá-los.
Quando falo de alimentos industrializados, não digo para que seja proibido, mais sim para diminuir o consumo, uma vez que são composto de excesso de sal, gordura e açúcar.
Neste mês faça um teste, cozinhe com seu filho. Deixe que ele tocar nos ingredientes, assim ele irá conhecer um novo mundo, com cores e sabores diferentes. Esqueça a bagunça e curta o momento.
Para que isso aconteça, estou ensinando cupcake, bem fácil e divertido de fazer.

Cupcake de chocolate
Ingredientes:
200 grs de manteiga
3 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Chantilly a gosto
Confeitos coloridos a gosto
Modo de preparo:
  1. Em uma batedeira, bata a manteiga, os ovos, o açúcar e o chocolate em pó até ficar um creme fofo.
  2. Desligue e junte a farinha, o leite o fermento e o bicarbonato. Misture bem até ficar homogêneo.
  3. Coloque em forminhas de papel nº 0 e leve para assar em forno médio-alto (200°C), pré aquecido até ficar firme.
  4. Desenforme e sirva decorado com chantilly simples ou de sabor de chocolate. Se quiser coloque uns confeitos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Parabéns Natália e Regis !!!!

Hoje foi um dia maravilhoso, comemorando dois grandes momentos. O primeiro foi compartilhar a felicidade de dois jovens, que estão iniciando uma nova vida, agora como marido e mulher. Hoje eles entraram para um dos mais importantes sacramentos da igreja, "o casamento", e agora começam realmente a se conhecer. A vocês primos queridos Natália e Regis, desejo que a cada dia vocês se reconquistem, pois isso é o maior desafio do matrimônio. O segundo momento é que comemoro hoje 11 anos e 8 meses de casada, o qual nos conquistamos a cada momento. Ao meu amor, obrigada pelas palavras fortes nos momentos difíceis e o incentivo de prosseguir quando tudo parece nublado. A você só tenho que dizer Te amo e sempre te amarei. Aos leitores, hoje não teremos uma receita, quero apenas compartilhar esta alegria.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pastieira - uma torta ensinada de mãe para filha


Trago a vocês uma receita de torta chamada Pastieira. Sua origem é italiana de Nápoles, ideal para o café da tarde pelo sabor simples e tão marcante. Existe em torno dos ingredientes um simbolismo cristão:
  • O branco da ricota simboliza a piedade de Deus.
  • Os grãos de trigos, enterrados na escuridão da terra, germinam e ressurgem em espigas lembrando o poder da natureza.
  • O ovo está associado ao mistério da existência e do renascimento.
  • O açúcar a doçura do amor de Deus.
  • O limão e a laranja, ao perfumes da primavera.
Aproveito para prestar homenagem a minha mãe, pois dia 04 de Outubro seria seu aniversário. Com esta receita a qual ela me ensinou, agradeço a Deus pelo tempo que pude viver ao seu lado, o qual respiro seus ensinamentos até hoje.


Ingredientes da massa:

150 grs de açúcar
½ kg de farinha de trigo
250 grs de manteiga sem sal
1 ovo inteiro
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de chá de suco de limão
Raspas de casca de laranja e limão a gosto

Ingredientes do recheio

½ unidade de ricota
100 grs de frutas cristalizadas
1 colher de café de essência de baunilha
Açúcar a gosto

Acabamento da torta

1 gema de ovo batida para pincelar nas treliças

Preparo da massa
  1. Colocar num vasilha a farinha, a manteiga, o ovo e o açúcar
  2. Misturar com a mãos até formar uma massa homogênea e acrescentar a essência de baunilha e as raspas de laranja e limão
  3. Pegar uma forma de preferência de fundo removível e montar a massa, cobrindo o fundo e as laterais. Deixar um pouco de massa para fazer as treliças
Preparo do recheio
  1. Colocar em uma vasilha a ricota esfarelada ou passada na peneira
  2. Juntar o açucar, as frutas e a essência de baunilha
  3. Rechear a torta já moldada na forma
Preparo das treliças
  1. Abrir a massa reservada na mesa esfarinhada e cortar em tiras na larguar de 3 cm, intercalar na torta e assar a 180ºC, até dourar.